O pau que dá em chico dá em Francisco...

Os 10 primeiros ônibus movidos a etanol foram entregues no Sambódromo

A prefeitura de São Paulo entregou nesta quinta-feira os 10 primeiros ônibus de um total de 50 movidos a etanol. A capital paulista é a primeira cidade das Américas a implantar o modelo Ecofrota/Etanol na rede municipal de transporte. Foram investidos R$ 20 milhões na compra e adaptação dos veículos. Inicialmente, os ônibus movidos a etanol farão os trajetos das linhas 577T/10 (Jardim Miriam-Vila Gomes); 509M/10 (Jardim Miriam-Terminal Princesa Isabel); e 6358/10 (Jardim Luso-Terminal Bandeira), na zona sul. As operações começam a partir de sexta-feira. A previsão é que os outros 40 veículos estejam em atividade até o final de junho.

Foto: João Luiz/Prefeitura de São Paulo/Divulgação

De acordo com a prefeitura, os ônibus a etanol reduzem em até 90% a emissão de material particulado na atmosfera (fumaça preta) em relação aos coletivos movidos a diesel. Os veículos também diminuem em 80% a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, 62% a emissão de óxidos de nitrogênio e não liberam enxofre, o causador da chuva ácida. A legislação ambiental da capital paulista prevê que todos os ônibus destinados ao transporte público na cidade sejam movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018. Para cumprir as determinações da Política Municipal de Mudanças do Clima, a prefeitura aprovou a inclusão de 200 ônibus a etanol e se comprometeu a diminuir em pelo menos 10% ao ano o uso de combustíveis fósseis. O programa Ecofrota foi lançado em fevereiro e tem o objetivo de reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis na cidade. Todos os ônibus movidos por algum tipo de tecnologia limpa, como biodiesel, etanol e energia elétrica, serão identificados por um selo com a marca Ecofrota e o tipo de combustível utilizado.
Além dos ônibus movidos a etanol que entram em operação, a empresa SPTrans realiza testes com ônibus abastecidos com diesel de cana-de-açúcar e reiniciará os testes com os ônibus híbridos com dois motores (um diesel e outro elétrico) a partir de junho, informou a administração municipal.

0 comentários:

Postar um comentário