O pau que dá em chico dá em Francisco...

Motorista perde R$ 1.138,53 todo mês! São Paulo


O salário de motoristas e cobradores de São Paulo já foi referencia a nível nacional. Os trabalhadores mais antigos sabem que o nosso salário era de dar inveja a outras categorias. Prefeitos de gestões anteriores, como Marta, Kassab, José Serra, e ex-secretários de Transportes já divulgaram repetidas vezes que o salário do motorista era mais do que justo, Isto é o correspondente a mil tarifas; e a do cobrador aproximadamente seiscentas tarifas. Os valores então seriam de R$ 3.000,00 para motoristas e R$1.800,00 para o cobrador.
Tivemos acesso a uma planilha financeira de cargos e salários do sistema de transportes, elaborado pela SPTrans que divulga o salário de diversas profissões dentre elas : motoristas e cobradores. O valor divulgado é de R$ 2.914,53 para motoristas, datada em maio de 2011.
Vejam bem: valor de Maio de 2011 já foi calculado R$ 2.914,53!! E R$ 1.787,26 seria o salário do cobrador! Do funileiro: R$ 2.482,54; Guincheiro: R$ 3.171,35; Cont. Term. Transferência: R$1.987,89; Auxiliar de Almoxarife: R$1.735,14; Técnico de Manutenção R$ 3.735,01; Socorrista: R$ 3.165,18.
Quanto ganhamos?  MOTORISTA DE ÔNIBUS: R$ 1.776,60 para meses de 30 dias; Sendo assim, por mês, um cobrador de ônibus da Capital Paulista ganha: R$ 1.026,48. Funileiro R$ 1.966,00 por 30 dias trabalhados.

Quem está embolsando essa diferença!? R$ 1.138,53 de cada motorista e R$ 760,78 de cada cobrador! Cadê o nosso salário, seus corruptos!! Devolvam o dinheiro suado do trabalhador?
Todos posam de bonzinhos agora às vésperas da eleição do sindicato! De blá blá blá já estamos fartos!
Estamos ganhando praticamente só a metade do salário justo!

A direção do sindicato deveria estar focada na recuperação do salário


EDITORIAL

A situação do trabalhador em transporte coletivo em São Paulo está lastimável, baixos salários, convênio médico que não proporciona um atendimento digno, PLR subvalorizado, opressão do direito de cada um expressar a sua opinião, caso ele tenha uma contrária dos seus representantes é espancado, demitido ou pagam um alto preço, até com a sua própria vida.

É notório o alto grau de perigo: vários diretores andam em carro blindado, com seguranças fortemente armados e é lamentável que alguns diretores apesar de serem muito bem remunerados, com ajuda de custo, tickets, afastados com direito a várias benesses e mesmo assim sequer aparecem na empresa. A entidade foi notícia por diversas vezes nas páginas policiais por ocorrência de diversos assassinatos alguns sem solução. Lamentavelmente na justiça chegou-se a denominar como sindicato do crime.

Isso tem que mudar, não se pode admitir que os trabalhadores sejam representados por homens que descambam para a violência descabida para atingir seus inconfessáveis objetivos: o acesso a enriquecimento fácil, usando a corrupção a qualquer custo.
A direção do sindicato deveria estar mais focada na convenção coletiva, na recuperação do salário e benefícios para o trabalhador, a redução da jornada de trabalho para 36 h. Os trabalhadores veteranos lembram-se que após muita luta e garra conquistamos as 6hs e 40 e proporcionalmente o salário era mais valorizado, hoje trabalhamos mais e o salário é menor Hoje perdemos muitas das conquistas, a jornada é de 7hs e as condições de trabalho cada dia piores. O trabalhador é enganado embora falam que acabou-se com a multa do RESAM continua sendo um pesadelo: na vida do condutor quando não assinamos o vale somos punidos com 3, 4 dias de suspensão e perdemos ainda a folga remunerada conseqüentemente prejudica proporcionalmente as férias.

Nós trabalhadores temos que aceitar ainda a tal “fominha” que é pago tudo irregularmente horas extras, como hora normal, com 10, 20% conforme o humor do patrão, fora do holerite... Quando ele bem entender., um absurdo!  
Marcos Antonio, funcionário da “Novo Horizonte” atual Viação Itaquera Brasil.

CESTA BÁSICA 10 ANOS DE PÉSSIMA QUALIDADE


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A qualidade dos itens da cesta básica está péssima e os trabalhadores sentem falta da época em que a cesta era da marca CBA. Os atuais fornecedores da cesta não têm atendido sequer as qualificações e marcas que constam no acordo coletivo que são: 10 kg de arroz “Camil”, 4 kg de feijão carioca tipo1, 1,5 kg de macarrão especial c/ ovos (Adria, Renata), 5 kg açúcar refinado (União), 1 kg café torrado e moído (Caboclo, Pelé), 1 kg sal refinado (Cisne, Ita), 1 kg farinha de trigo (Dona Benta), 4 litros óleo de soja refinado (Sadia), 520 g polpa de tomate (Pomodoro), 300g goiabada (Xavante), 500g farinha de mandioca crua (1ª opção).
Até quando teremos que tolerar arroz com bichinho, feijão tipo pedra, etc., substituições de produtos.
Quanto à opção de receber em valores, como vale alimentação, somos totalmente contra, porque há desvalorização do vale, cujo valor é fixo e não acompanha altas de preços muitas vezes aceleradas, inflacionadas e o trabalhador sempre ficará no prejuízo. O sistema de cestas básicas garante ao trabalhador a entrega dos produtos. Os patrões com apoio do sindicato querem se livrar da inflação dos produtos da cesta básica.

FOMOS LESADOS DUAS VEZES NA PLR DO PERIODO 2011 COM PAGAMENTO EM 2012


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Vocês sabem que pelos cálculos as empresas tiveram lucros exorbitantes, as partes do lucro em 2011 que foi disponibilizado como lucros e resultados seriam de aproximadamente R$ 120.000.000,00 para ser dividido entre os 40.000 trabalhadores. Seriam R$3.000,00 para cada um daqueles que operaram o sistema de transporte coletivo de São Paulo, como na SP TRANS. Se o valor era este porque o sindicato pediu de PLR R$ 1.200,00!! Espertos, não?...  Segundo informações os patrões ofereceram R$ 800,00. Por que retiraram mais R$250,00 da PLR do cobrador, e R$ 200,00 da PLR do motorista? Em qual campanha foram parar esses R$450,00? MAIS UM DESVIO DOS 120 MILHÕES. Onde foi parar essa diferença?? Vá votando na chapa do patrão vá!

Total do rombo: R$9.000.000,00(nove milhões de reais) do valor manipulado na planilha. A realidade: Dividiram 23.000.000,00 para os trabalhadores, motoristas receberam R$600,00 e cobradores R$550,00. Total geral do ROMBO 97MILHÔES de reais do labor do chapéu de bico. Fomos!!Lesados duas vezes: dois rombos em uma PLR!

Os condutores têm o direito de receber de PLR: R$ 3.000,00 (três mil reais), o valor pago aos funcionários da SP TRANS.

As multas do RESAM foram substituídas por "ganchos" de 3 dias suspensão!

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Antonio, motorista da Transppass...
A nossa categoria sofre as conseqüências da péssima gestão da atual diretoria que mantém um convenio médico que para simples marcação de consulta a demora é de até seis meses, as horas extras sempre com pagamento incorreto, e o “fominha” não sai no holerite é pago com atraso; fizeram uma “paralisação” que chamaram de greve e nada foi resolvido, como acontece em outras empresas do sistema, INSS em atraso, falta de depósito de FGTS péssima qualidade da cesta básica, suspensão sem motivo, as multas do RESAM foram substituídas por ganchos de 3 dias prejudicando ainda mais o trabalhador nas férias que acabam sendo encolhidas, as irregularidades já estão sistematizadas, tornaram-se um hábito- mal hábito, dizendo melhor.Eu vou de CUT com Marcos Antônio.

Luizão, Diretor da CUT...


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Meu amigo Luizão é funcionário da Viação Kuba foi reconduzido a mais um mandato de diretor no último congresso da CUT, onde (eu, Marcos Antonio) participei como delegado é um legítimo representante da oposição, com propostas sérias e disposto a lutar pelo direito de todos nós condutores. Na última eleição do sindicato foi candidato pela oposição, mas, estranhamente “perdeu” no pleito, ganhou e não levou. É um companheiro pessoal, competente que merece estar à frente da direção do sindicato em uma executiva para contribuir na solução dos problemas que afligem nossa categoria. Com certeza sua experiência contribuirá muito na luta pelos trabalhadores.

Marcos Antonio

AVISO PRÉVIO E A LEI 12.506/2011


Companheiros (as), com a publicação da Lei 12.506/2011, muitas dúvidas surgiram com relação à aplicação de suas regras no que tange ao prazo do aviso prévio, se na forma trabalhada deveria também ser aplicado ao empregado, da projeção do aviso prévio no tempo para cálculo de todas as demais verbas rescisórias, bem como nos contratos de trabalho rescindidos anteriormente a referida lei. Primeiramente, necessário esclarecer que, com a publicação da Lei 12.506/2011, todos os contratos de trabalho rescindidos a partir de 13.10.2011 passaram a seguir a Lei, ou seja, além do mínimo legal de 30 dias do aviso prévio já anteriormente previsto, mais 03 (três) dias de aviso prévio por ano de serviço completado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, podendo chegar, portanto, a um total de 90 (noventa) dias à título de aviso prévio.
Companheiros lembramos-lhe ainda que não há retroatividade de aplicação da lei para os contratos rescindidos anteriormente à 13.10.2011, ou seja, certo é Companheiros (as) que para os contratos de trabalho rompidos anteriormente à publicação da Lei 12.506/2011, não gozará do benefício por esta concedido.

TABELA CORRESPONDENTE COM AS DEVIDAS APLICAÇÕES DE TEMPO QUE DEVEM SER ACRESCIDAS A CADA ANO COMPLETADO DE TRABALHO NA MESMA EMPRESA.
0 30 dias, 1 ano 33 dias, 2 anos 36 dias, 3 anos 39 dias, 4 anos 42 dias, 5 anos 45 dias, 6 anos 48 dias, 7 anos 51 dias, 8 anos 54 dias, 9 anos 57 dias, 10 anos 60 dias, 11 anos 63 dias, 12 anos 66 dias, 13 anos 69 dias, 14 anos 72 dias, 15 anos 75 dias, 16 anos 78 dias, 17 anos 81 dias, 18 anos 84 dias, 19 anos 87 dias, 20 anos 90 dias.

O EX-PRESIDENTE DO BRASIL ASSINOU CONTRATO COM O "NEW YORK TIMES" AGORA LULA O COLUNISTA.

Lula com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de
 notícias do New York Times
 (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 67, assinou na segunda-feita (22) nos Estados Unidos um contrato com o jornal norte-americano "The New York Times" para escrever uma coluna mensal que será distribuída pela publicação. A coluna não deve ser publicada em veículos brasileiros por exigência do próprio Lula.
O petista se reuniu com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias do jornal norte-americano, e foi decidido que o texto será distribuído pela agência do "New York Times".
A coluna tratará de "política e economia internacional, além de iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo", de acordo com informações divulgadas pelo Instituto Lula.
O "New York Times" já ganhou 112 prêmios Pulitzer e tem seis escritórios, incluindo a sede, na cidade de Nova York. Além disso, possui 14 escritórios espalhados pelos EUA e outros 24 pelo mundo. O serviço de distribuição do jornal fornece notícias para portais, jornais e publicações do mundo todo, incluindo o Brasil e o UOL. Entre seus colunistas estão o vencedor do Nobel de Economia, Paul Krugman, e o jornalista e três vencedor do Pulitzer, Thomas Friedman. Fonte: UOL
Marcos Antônio (Jornalista On-line) /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Tabocas noticias / Bahia. Contato: R. Dr. Queiroz Aranha, - V. Mariana. Fone: (11) 6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com

Na GATUSA eu estive sempre ao lado dos colegas de trabalho. E NUNCA DO LADO DO PATRÃO COMO ESTES CORRUPTOS DE ONTEM E DE HOJE!

Na defesa dos condutores.
Para aqueles que não se lembram, não estavam no sistema de transporte coletivo de S. Paulo, ou que nunca trabalharam na Gatusa quando eu era comissão de garagem conquistamos a cesta básica GRATUITA, de 1ª qualidade: da CBA para todos os trabalhadores que até então era paga pelos funcionários; no ano seguinte estendemos a conquista para toda a categoria, após incluirmos essa exigência na pauta de reivindicações no mandato de Toré. Descobrimos que diretor do sindicato na época recebia uma “caixinha”, exigimos que o valor fosse revertido em cestas básicas para os trabalhadores aposentados, inativos, do INSS e desempregados.
Na época várias empresas não estavam pagando a 1ª parcela do 13º salário e até o adiantamento ou vale os trabalhadores não estavam recebendo em dia.
Na Gatusa foi pago a 1ª parcela do 13º na data, em 30 de novembro, outros antecipados nas férias, mas a 2ª parcela deveria ser paga no dia 20 de dezembro e no dia 21 de dezembro quando resolvemos protestar com a paralisação, no ato a empresa comunicou e mostrou que os cheques da 2ª parcela já estavam sendo preenchido NOMINAL AO PRÓPRIO FUNCIONÁRIO, e os trabalhadores compareceram na empresa para recebê-los. Devemos frisar que o recebimento do salário através de conta bancária também foi nossa conquista, facilitando a vida do trabalhador.
Orgulho-me de reencontrar muitos colegas que eram cobradores e através da escola de motoristas da Gatusa hoje são motoristas, muitos em outras empresas. Lembramos que não permitíamos a demissão por justa causa, a empresa que não precisasse dos serviços do trabalhador pagava todos os seus direitos trabalhistas.
É com verdadeira satisfação que declaro: na Gatusa todas as pesquisas sérias comprovavam 96% de aprovação que eram ratificadas nas eleições de Comissão de garagem e na eleição de direção do sindicato. Hoje quando reencontro colegas sou recebido com emoção e com pedidos para que retorne à luta.
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A greve é um direito constitucional confirmado pelo STF!

Com a Revolução Industrial surgiu o liberalismo econômico. As condições impostas por essa doutrina levaram o operariado a clamar por greve. Viam neste recurso, um grande instrumento para alcançarem afirmação. Historicamente, a paralisação de atividades ou serviços é um dos recursos mais eficazes, à disposição dos trabalhadores ou do povo em geral, como meio de pressão para se obter determinada reivindicação. A greve é um conflito coletivo de trabalho, consistente na paralisação dos serviços necessários à empresa, seja estatal ou privada. Origina-se da própria natureza das relações de trabalho, onde quer que os desajustamentos das partes contratantes envolvam uma pluralidade de trabalhadores. Sendo assim, ela se desencadeia e se desenvolve sob a égide do poder de representação do sindicato, pois é um instrumento dos trabalhadores coletivamente organizados para a realização de melhores condições de trabalho para toda a categoria profissional envolvida. A força da greve é inegável. No Brasil, em menos de cem anos a greve que era considerada crime, converteu-se em direito esculpido na Lei Fundamental. Agora o Jilmar Tatto quer tirar o direito de GREVE dos trabalhadores em transporte coletivo de SAMPA.

A partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos.


A corrupção dos sindicalistas quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios. A partir de certo nível, exige que todos sejam corruptos. Quem se recusa é alvo de pressões insustentáveis. É um processo de seleção negativo.

A corrupção não deixa provas, mas nem sempre desfaz rastros e evidências.

O mais terrível foi à degradação do caráter. Em relação sindicato e trabalhador duas coisas. Você é escravizado e torturado sem saber. Em segundo lugar, a ditadura no transporte institucionalizou a corrupção. Hoje, esse mal faz parte dos costumes nos condutores.

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Apoio da VIP JABAQUARA! agora o candidato É presidente Jorginho.


Como conseguir o colapso moral do inimigo antes da guerra ter começado no sindicato - esse é o problema que me interessa. Quem já viveu uma guerra na frente de batalha vai querer evitar todo o inevitável derramamento de sangue. Eu já li, Nós lemos em outro momento esta frase, já...

Na VIP Jabaquara retirado todo o apoio do candidato “90”, faixas adesivos dos carros e botos dos militantes como na GATUSA zona sul e VIP Itaim na zona leste e na SAMBAIBA zona norte nas garagens da Brígida e outra garagens de ônibus de São Paulo.
Agora o candidato é o presidente Jorginho. Bom e os nossos Reajustes salariais da categoria.

O Sindicato hoje é um verdadeiro agrupamento de cidadãos para defesa abstrata de princípios e elevação concreta de alguns cidadãos.
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Categoria não aguenta mais o presidente Jorge


Valdevan “90”, o próximo presidente do sindicato, como ele gosta de ser chamado! Em uma longa reunião nesta manhã de Sexta-Feira chuvosa 05/04/2013, chegou pontualmente às 07hs.
"Japonês do Paraguai!
está fora"
Sempre afirmando que nesta eleição do sindicato não irá retirar a candidatura de presidente, entre outras revelações disse que a categoria não aguenta mais o presidente Jorge como seu representante e que ele! “90” está fora do grupo porque todos da Cúpula resgate não honra com a palavra é do conhecimento de todos que a briga lá entre eles é unicamente pelo poder e não para defender os interesses dos trabalhadores. Ele vai mostrar em seu jornal o caráter desse povo que o lançou como candidato, inclusive apresentado o “90” em varias garagens. E que não tem mais nenhum acordo com o Jorginho, disse Valdevan.
Quando questionado sobre a cooperativa habitacional Valdevan afirmou que vai pedir uma auditoria nas contas da cooperativa, para que o trabalhador tenha clareza no que aconteceu com o dinheiro gasto da cooperativa das gestões anteriores até o presente mandato, com a transparência da auditoria os trabalhadores terão o conhecimento e uma opinião formada podendo assim avaliar os próximos concorrentes na disputa do sindicato.
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QUEM FICAR RICO COM TRANSPORTE! O PATRÃO, E OS PROLETÁRIOS...


Quem está acumulando cada vez mais riqueza? são os motorista e cobradores ou os grandes proprietários das empresas de ônibus com uns pequeninos grupos de proletários do sistema de transporte.

Este processo de mudança no sindicato é irreversível o trabalhador que conquistou com luta os direitos e melhorias que estamos vendo esvair, não vai deixar ser iludido e retroceder mais cinco anos. O condutor do transporte coletivo de SAMPA tem um salário de fome. Não dar para viver bem e vendo pessoas deleitar com o nosso labor. Ater parece que “Divertimo-nos tanto” o dia todo, kkkkk com tantas irregularidades das empresas que as jornadas de 10,12, 14h00 enfrentadas por muitos que tem sua saúde debilitada ficando afastado agora só é atendido pelo médico da entidade com muita sorte se tiver um encaixe. A Vida... Abra seu olho!!!
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ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ABORDANDO ASSUNTOS DOS CONDUTORES DE SÃO PAULO


Não deixem de assistir na TV ALESP, pronunciamento de Marcos Antonio Coutinho que ocorreu no auditório Franco Montoro, amanhã as 20hs abordando assuntos de interesse dos Condutores de São Paulo. (TV Assembléia) na TV a cabo NET e parabólicas.

 ASSEMBLEIA POPULAR

Tribuna Livre para a manifestação dos cidadãos e entidades representativas. Um espaço democrático reservado para expor opiniões e apresentar problemas. Gravado no Plenário Franco Montoro e exibido aos sábados às 20 horas. TV Alesp.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

http://www.marcosantonio50.blogspot.com ! Fica com DEUS... Renovação sindical - SP

Reunião da CNTT-CUT em Votorantim. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes. Foi hoje!


O Paulo João Estausia “Paulinho” presidente da CNTT CUT reuniu-se hoje com a diretoria em Votorantim, para discutir as varias eleições de sindicato no ramo de transporte que acontecerá este ano no país.

Paulo João Estausia “Paulinho” presidente.
O auge da reunião ficou por conta da eleição do sindicato dos condutores do município de São Paulo, uma das mais complicadas, violenta e mais cara do país. Não que as outras tenham menos importância, mas o nível de disputa é mais tranquila, o sindicato dos motoristas com eleição avaliada aproximadamente em 3 milhões de reais, um absurdo gastar-se tanto por essa galinha dos ovos de ouro, o sindicato dos motoristas e cobradores do município de São Paulo é um dos mais cobiçados pelas centrais sindicais, já que a visualização desta eleição é muito importante e acompanhada por vários interesses  políticos. Neste pleito muitos tem interesse de participar mesmo perdendo tem um ganho de cunho político.

O que ficou decidido na reunião da CNTT-CUT foi que vão participar em varias eleições e muitas decisões estratégicas que no momento não podemos revelar.
Já o resgate irá fazer de tudo para permanecer no poder por mais 5 anos, no dia 27 de Março de 2013 fizeram alterações estatutária para se garantir no próximo pleito, faltando menos de 240 dias para o pleito e termino do mandato da atual direção. Para dividir com cinco grupos o sindicato é muito difícil.
 
Bom ter de volta um dos maiores estrategista de eleições sindicais, depois de um longo período de repouso, e ainda se recuperando a sua saúde o Paulinho Presidente dos Rodoviários de Sorocaba retornou a todo vapor. A oposição, já tem chapa pronta para essa eleição.
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