O pau que dá em chico dá em Francisco...

Roberto Gomez Bolaños morreu aos 85 anos nesta sexta-feira "Chaves"


Veja repercussão da morte de Roberto Bolaños, criador de Chaves


Comediante morreu aos 85 anos em no México, segundo rede Televisa. Ele tinha saúde 'frágil' e vivia com a esposa Florinda Meza em Cancún.
Criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", Roberto Gomez Bolaños morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28) no México, segundo a rede Televisa. A emissora mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista.
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série. Do G1, em São Paulo.
Veja a repercussão da morte pelas redes sociais: #RIPCHAVES
Que bonita sua roupa / Que roupinha mutcho louca / Nela é tudo remendado / Não vale nem um centavo / Mas agrada a quem olhar🎶

Clássico discurso de Marco Antônio, descrito por Plutarco...


A oratória da sedução
A oratória da sedução fala para o coração, como a oratória da argumentação fala para o cérebro. A primeira busca seduzir e conquistar, a segunda busca a aprovação.

Veja-se, como exemplo antológico da oratória da sedução, o comentário do clássico discurso de Marco Antônio, descrito por Plutarco (Vidas) e transposto para o teatro pela pena genial de Shakespeare.
Morto Cézar, pela conspiração de Brutus, a este compete vir a público explicar, nas escadarias do Senado, as razões para o assassinato de Cézar.
Seu discurso (dentro da oratória tradicional) alinhou razões lógicas para o regicídio: ele e seus amigos desejavam salvar Roma da ditadura, o que, segundo ele, somente seria possível com a eliminação de Cézar. O povo aceitou a justificativa e acatou os argumentos. Afinal, Brutus era um homem reputado como honrado, e era filho de Cézar. Publicado em: 21/11/2014. Francisco Ferraz.

Ônibus é incendiado dentro de terminal em São Paulo


Ônibus é incendiado dentro de terminal na zona leste de São Paulo
 Eduardo Anizelli/Folhapress
Um ônibus articulado foi incendiado dentro do Terminal Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, na noite de terça-feira (25). Não houve feridos. Por volta das 23h, o ônibus apenas com o motorista estava parado em uma plataforma do terminal localizado na Avenida dos Metalúrgicos.

Ao menos três homens mandaram o motorista desembarcar, atearam fogo no veículo e fugiram a pé. O coletivo ficou destruído.
Os homens não falaram qual seria o motivo do ataque. Criminosos incendeiam ônibus articulado dentro do Terminal Cidade Tiradentes, na zona leste de SP.

GRUPO VIP! DIVERSAS DEMISSÕES POR JUSTA CAUSA.

Mais uma tentativa de colocar a categoria contra os seus representantes.
Não sabemos ainda de onde tem partido as inúmeras tentativas de colocar a categoria contra a direção do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, que iniciou sua gestão no final de 2013.
 
Agora é a vez dos patrões do Grupo VIP ! Eles estão realizando diversas demissões por justa causa, principalmente nas garagens da VIP de Pinedo e VIP M'Boi Mirim, sem qualquer fundamento ou justificativa e tentam jogar a responsabilidade em cima do Presidente Valdevan Noventa. Foi espalhado entre os trabalhadores que essas demissões seriam consequência de um acordo entre Noventa e os patrões. "Isso é um grande absurdo, estou irritadíssimo com essa situação e não admito que usem o meu nome para cometer esse tipo de abuso contra o trabalhador. Não vamos aceitar essa situação !", esbavejou Noventa. O presidente afirmou que o Sindicato fará tudo o que for necessário para evitar esse tipo de manobra dos patrões. Os trabalhadores que estão passando por essa situação devem procurar os diretores do Sindicato que atuam nessas garagens, pois, eles possuem autonomia para resolver qualquer tipo de problema, inclusive esse.
 
Mas, caso a situação não seja resolvida pelos diretores os trabalhadores podem procurar diretamente o Departamento Jurídico do Sindicato para obter todas as orientações e todo respaldo jurídico, necessário nesses casos, pois, conforme Art. 482 da CLT a demissão por justa causa só poderá ser aplicada nas seguintes ocasiões: http://www.sindmotoristas.org.br/ "Não deixem se enganar por aqueles que querem envenenar a categoria e desmoralizar a nossa direção.
Nossos compromissos estão sendo cumpridos, temos trabalhado ativamente pela categoria. Esse o nosso dever e nada nem ninguém vai impedir que lutemos pelos direitos da categoria. Fomos eleitos para isso e é o que faremos, sempre", concluiu Noventa. Por Ana Paula Sarilio - 26/11/2014.

Construção 38,4 mil trabalhadores demitidos: É Brasil!

Construção demite 38,4 mil trabalhadores

A indústria da construção fechou 38.472 postos de trabalho em outubro, segundo estudo realizado pelo SindusCon-SP (sindicato da indústria da construção) em parceria com a Fundação Getulio Vargas.
O resultado representa uma queda de 1,09% no nível de emprego ante o mês de setembro.
Em outubro, todas as regiões do país apresentaram saldo negativo entre contratações e demissões.
No Estado de São Paulo, foram 7,2 mil trabalhadores demitidos.
http://www.agora.uol.com.br/trabalho/2014/11/1552769-construcao-demite-384-miltrabalhadores. Vanessa Sarzedas

PRESIDENTE INDUZIDO A IR AO SINDICATO, ONDE MORREU ASFIXIADO POR UM SACO PLÁSTICO

DOIS HOMENS AINDA NÃO IDENTIFICADOS PELA POLÍCIA INVADIRAM O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DE PAPEL E PAPELÃO DE GUARULHOS, NESTA SEGUNDA (24), E MATARAM O PRESIDENTE DA ENTIDADE, OZANO PEREIRA DA SILVA, DE 77 ANOS. 

OZANO FOI INDUZIDO A IR AO SINDICATO, ONDE MORREU ASFIXIADO POR UM SACO PLÁSTICO QUANDO CHEGOU. Antes, por duas horas, os dois homens torturaram e mantiveram como reféns pelo menos 25 funcionários e frequentadores do sindicato. Armados, a princípio renderam os primeiros funcionários que chegavam para trabalhar antes das 8h. Conforme as outras pessoas entravam no local, eram amarradas com cordas e deixadas numa das salas do sindicato. O VICE-PRESIDENTE DA ENTIDADE, EDUARDO HENRIQUE NEVES, FOI ALGEMADO COM AS MÃOS PARA TRÁS. Segundo o filho do sindicalista, Ozano Júnior, que também trabalha no local, mas não estava presente na hora do crime, o episódio não seria um assalto, mas um acerto “pessoal”. “Acho que eles foram lá para matar ele (o presidente). Não tínhamos nada de valor, e um dos reféns me contou que eles gritavam que só estavam ali por uma pessoa, pelo patrão”, afirmou Ozano Júnior . OS DOIS CRIMINOSOS ENTRARAM NA SALA DA DIRETORIA DO SINDICATO ANTES NAS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ, perguntando à secretária do presidente, Débora, por um cofre. A entidade fica na Rua Cuevas, uma pequena viela a poucos metros da Avenida Paulo Faccini, a mais importante de Guarulhos. Segundo Ozano Júnior, os criminosos chegaram antes das 8h e mantiveram os funcionários amarrados por duas horas. O veterano presidente do sindicato não estava no local na hora do início da ação, mas foi persuadido a ir até o local. Uma das pessoas torturadas pela dupla foi sua secretária, Débora. Ela teria sido forçada pelos criminosos a ligar para Ozano e pedir para que ele fosse ao sindicato, sem levantar suspeitas. Quando Ozano chegou, foi levado à sua própria sala, onde morreu asfixiado por um saco plástico, que foi colocado em sua cabeça por um dos bandidos. Em seguida, eles fugiram no carro do vice-presidente do sindicato, Eduardo Henrique Neves. Até o início da noite, o carro não foi encontrado e ninguém foi preso. O filho do presidente, Ozano Pereira Júnior, que também é dirigente sindical, estava em Itaquaquecetuba na hora do crime.
ELE ACREDITA QUE SEU PAI FOI VÍTIMA DE ALGUM ATO DE VINGANÇA. “Com todo o tempo desde o momento em que chegaram ao local, poderiam fazer a ‘limpa’ tranquilamente, se o objetivo fosse mesmo o roubo. Porém, exigiam a presença dele”, afirmou. Foi Ozano Júnior quem acionou a polícia, assim que desconfiou do fato de todos os celulares dos funcionários caírem na caixa postal, incluindo o do presidente assassinado. A TESOUREIRA HELENA ROMANCINE ERA A ÚNICA PESSOA QUE TINHA ACESSO AO COFRE DA ENTIDADE. Ela também foi torturada e correu risco de ser asfixiada, mas conseguiu escapar. Na tarde desta segunda ela prestou depoimento no Setor de Homicídios da Polícia Civil de Guarulhos, na Rua Conceição, Jardim Tijuco, e não quis falar com jornalistas.

Segundo o Setor de Homicídios da Polícia de Guarulhos, o único valor roubado foi R$ 500 de uma mulher que iria ao dentista do sindicato.
Um dos investigadores disse que a polícia ainda estava em dúvida, no final da tarde desta segunda, se qualificava o crime como homicídio ou latrocínio (roubo seguido de morte). Por/DG.

Na garagem M’Boi Mirim do grupo VIP em São Paulo


Foto/Mario
Na garagem M’Boi Mirim do grupo VIP realizamos uma reunião com os trabalhadores  da manutenção com a presença de todos no refeitório, quando houve muitos questionamentos sobre o risco de perda dos empregos e o pagamento dos direitos trabalhistas, por conta da suposta venda da empresa. Falei sobre o acordo coletivo e a próxima reunião da comissão paritária com os empresários a ser agendada pelo presidente José Valdevan (Noventa) para tratar das pendências, da inclusão das nomenclaturas das funções da Manutenção, as folgas duplas, entre outros; e da licitação pública do transporte coletivo tantas vezes adiado. A reunião foi produtiva com a participação dos diretores de base: Rutilio, Gil, Macarrão e Xuxa. Foi escolhido por aclamação o coordenador para agilizar as demandas do setor o coordenador Cosmo.

Parabenizamos a todos da Manutenção que paralisaram as atividades em apoio às manifestações em defesa da vida.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)
 

Vários tiros na base da PM e explodiram um banco Santander


Foto/Mario
Mais um banco foi explodido ontem 3ª feira, 18/11 por volta das 5 horas da manhã na Av. D. Belmira Marin nº 2040, na zona sul de São Paulo, segundo informações foram disparados vários tiros em direção à base policial a pouco mais de 50 metros do banco Santander.
A falta de segurança já é uma rotina na vida dos paulistanos; os trabalhadores que estavam no terminal Guarapiranga foram surpreendidos por motoqueiros que obrigaram todos os usuários do transporte público a deitar no chão e explodiram o caixa eletrônico por volta também de 5 horas da manhã. Nessas ações criminosas que parecem cenas de filme, chegaram ao ponto de atravessar um ônibus para impedir a passagem dos policiais. Nesta quarta feira (19/11) os usuários ficaram muito assustados, mas não houve o registro de vítimas, e os atos estão sendo investigados pelas autoridades. Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)

Surgiu um novo Anjo!


Carlos Eduardo
Minha filha, Dra. Jacqueline me transformou em avô. Após o impacto da surpresa fui aos poucos  já incorporando a realidade e amando aquele ser que descendia de mim: Eduardo que chegou aqui nos seus frágeis 5 meses de gestação. Talvez por isso o Criador o chamou para que ficasse a seu lado, transformando-o em Anjo.
Agora peço a Deus que dê força e sabedoria à minha filha para superar a dor da perda, que deve compartilhar com todos nós que a amamos.

Posso não ser seu anjo da guarda, longe disso, não tenho esse dom celestial... Mas, tudo que há de bom em mim, estará voltado a te proteger! Em pensamento vou estar contigo e cravado no seu coração. Se chegar a saudade, sinta-o bater mais forte, serei eu te abraçando por dentro!

São Paulo, 13 de novembro de 2014.
Marcos Antônio Coutinho

LUTO! José Augusto Batista de Santana. O PATRIARCA faleceu em 10/11/2014,


Dirigia-se a todos com muita educação, atenção, fala pausada e cuidado com as palavras; discorria sobre politica e tinha suas próprias convicções.
Esteio e apoio de muitos dos familiares, nos deixa órfãos. Santana deixa saudade a todos que o conheciam e com ele conviveram.
Faleceu em 10/11/2014, José Augusto Batista de Santana deixando esposa: D. Leda, filho Samuel, netos, e muitos agregados nos quais me incluo. Santana GRANDE PATRIARCA!
Que a gente cresça e não envelheça simplesmente. Que tenhamos dores nas costas e alguém que as massageie. Que tenhamos rugas e boas lembranças. Que tenhamos juízo, mas mantenhamos o bom humor e um pouco de ousadia. Que sejamos racionais, mas lutemos por nossos sonhos. E, principalmente, que não digamos apenas eu te amo, mas ajamos de modo que aqueles a quem amamos, sintam-se amados mais do que saibam-se amados.
Afinal, o que é o tempo? Não é nada em relação a nossa grande missão. E que missão! Fique em Paz!
“Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez." William Shakespeare.

 

Mulher nua nas ruas de Porto Alegre RS, BRASIL 2014.

Um par de tênis, óculos de sol e um boné foi tudo o que uma mulher usou para correr pelas ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
 
"Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião. Antes eu achava que minha timidez era o problema, agora eu vejo que o problema é usar minha timidez como desculpa para não viver."

Na caminhada nua, flagrada por uma equipe de reportagem, Betina disse que havia se prostituído para sobreviver e que estava sem roupa “porque sou bonita”. “Eu não estou sem roupa, estou natural. O que não é natural é a gente não ter saúde. O que não é natural é uma atleta se tornar prostituta para sobreviver. O que não é natural é uma prostituta que devia ser rica virar sem-teto”, afirmou à reportagem. Agência O Globo.

Empresas e sindicatos são condenados por usar comissão de conciliação prévia para fraudar direitos dos trabalhadores.


A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a agravo de um sindicato de trabalhadores e de uma concessionária de transportes urbanos de São Paulo (SP) contra decisão que os condenou em R$ 50 mil por dano moral coletivo por utilizarem a comissão intersindical de conciliação prévia (CCP) como instrumento de violação dos direitos dos trabalhadores. Segundo o processo, nos acordos firmados na CCP, os trabalhadores abriam mão de direitos em troca de sua permanência no emprego.

O caso foi tratado em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) da 2ª Região (SP), ajuizada a partir de denúncias de irregularidades na sucessão de empresas concessionárias de transporte público de São Paulo. As empresas Via Norte, Viação São Paulo e Auto Viação Brasil Luxo, contratadas em 2002 em caráter emergencial, foram descredenciadas e sucedidas pela Sambaíba, vencedora de concorrência promovida pela Secretaria Municipal de Transportes do Município.

A fim de não assumir o passivo trabalhista das empresas descredenciadas, criou-se, segundo o MPT, "uma estratégia jurídica" para refutar a sucessão e, em seguida, dispensar os empregados das antecessoras sem grandes prejuízos financeiros, envolvendo as empresas, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de São Paulo. Os empregados das empresas descredenciadas estariam sendo forçados a firmar acordos contrários aos seus direitos sociais e a simular lides na CCP para homologar as rescisões dos contratos. No entanto, os sócios das empresas descredenciadas e da sucessora eram os mesmos.

Na ação civil pública, o MPT requereu a declaração de sucessão trabalhista e a condenação da Sambaíba e dos sindicatos patronal e profissional por dano moral coletivo por desvirtuar o uso das CCPs.

Violação de direitos

O juízo da 10ª Vara do Trabalho de São Paulo constatou que, em diversos casos, as verbas rescisórias dos empregados das empresas descredenciadas não eram pagas em sua totalidade, e que após a homologação, para receber as diferenças, firmava-se termo de conciliação na CCP pelo qual o trabalhador dava quitação ampla e geral do extinto contrato. Quanto ao FGTS, o acordo previa que o trabalhador dava quitação pelo valor que estivesse depositado em sua conta, abrindo mão, assim, da multa de 40%.

Segundo a sentença, havia provas de que os empregados não compareciam espontaneamente perante a comissão: a quitação era condição para que fossem admitidos pela Sambaíba. Assim, concluiu que a CCP, prevista nos artigos 625-A a 625-H da CLT, estava sendo usada de forma indevida, e determinou que os dois sindicatos a organizassem dentro dos moldes legais.

Além de reconhecer a existência de sucessão entre as empresas, a sentença condenou os dois sindicatos e a Sambaíba por dano moral coletivo, fixando a indenização em R$ 50 mil, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A condenação foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP).

Na tentativa de trazer o caso à discussão no TST, o sindicato dos trabalhadores e a empresa interpuseram agravo de instrumento no qual alegavam que a decisão, ao interferir na organização da CCP, afetaria a liberdade sindical. Sustentaram ainda que não cometeram nenhum ato ilícito que justificasse a condenação por dano moral coletivo.

O relator do agravo, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, observou que o TRT-SP, "soberano no exame dos fatos e provas", reconheceu taxativamente a existência de conluio para fraudar e desvirtuar os preceitos trabalhistas. Nesse contexto, a jurisprudência apontada como violada pelos agravantes não serviam para tal finalidade, pois não tratavam da mesma situação, como exige a Súmula 296, item I, do TST. Por unanimidade, a Turma negou provimento ao agravo.

(Lourdes Côrtes e Carmem Feijó)

O TST possui oito Turmas julgadoras, cada uma composta por três ministros, com a atribuição de analisar recursos de revista, agravos, agravos de instrumento, agravos regimentais e recursos ordinários em ação cautelar. Das decisões das Turmas, a parte ainda pode, em alguns casos, recorrer à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SBDI-1)

CONDUTORES DE SÃO PAULO PARALISAM PELA VIDA.

Em assembleia realizada ontem 04/11 nós trabalhadores decidimos pela paralisação do sistema, em 05/11/14 em protesto contra a violência que têm sofrido os condutores com a frequente queima de ônibus e que resultou na morte do motorista Jon em 18/10/14 e que tem continuado quase semanalmente, colocando em risco a vida de nós condutores e a população usuária do transporte coletivo.
Terminal Sto. Amaro (GATUSA)
 
 
Foi decidido também a adesão do pessoal da manutenção que não pode se manter alheia a violência, paralisando suas atividades até ao meio dia de hoje 05/11/2014.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)