O pau que dá em chico dá em Francisco...

DESAGRAVO AO DIREITO DE GREVE


Marcos Antônio
As agremiações sindicais do Mundo por conta de fatores inexplicáveis mergulharam em um mar de dividas milionárias, que as mentes mais prodigiosas do planeta não conseguiram entender a matemática das contas que nunca fecham no fim de mês ou do Ano, é um verdadeiro pandemônio, entre administradores, tesoureiros, contadores, conselhos fiscais, presidentes, diretores e de tempos em tempos com o ministério público e no final quem pagam tudo, os associados com suas paciências de Jó! Na esperança dos dias vindouros em que seus salários e condições de trabalho venham melhorar. Crise parece ser o que não falta. Entre no mundo sindical da América latina e veras o tamanho do Titã que terás que enfrentar dia após dias do seu mandato!
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo é o maior sindicato da América do Sul e apesar de seu histórico de lutas e conquistas está mergulhado numa crise financeira de representatividade, por falta de visão do verdadeiro objetivo de sua existência que é lutar pela defesa dos direitos dos trabalhadores. A realidade é que, nem mesmo o direito á estabilidade do sindicalista o direito de greve que é garantido por lei está sendo respeitado. Assim que demonstram seu objetivo de luta são demitidos sumariamente num claro abuso dos empregadores e dos mediadores de conflitos trabalhistas.
Já participei de vários movimentos em favor do trabalhador, e infelizmente a crítica que o Brasil sofreu em 1995 na greve dos petroleiros quando foram demitidos 59 trabalhadores grevistas, mas que foram reintegrados não ocorre nos dias de hoje, vide o exemplo dos metroviários e muitos de nós rodoviários. A consequência da luta de muitos pelos seus direitos é a demissão sem direito.

Eu sou um exemplo desse abuso, embora seja eleito diretor sindical, exercendo o mandato fui demitido e hoje estou na batalha só pela crença de que a luta não deve ser abandonada apesar da interposição de mais esse obstáculo.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50

A UTC deu R$ 7,5 milhões para a campanha de Dilma em 2014



Nas palavras de um assessor presidencial, Dilma, Lula e o PT sabem que são uma coisa só, e "ninguém vai superar essa crise sozinho". Lula tem conversado com ministros, mas não com Dilma. Eles não se falaram depois da revelação dos novos detalhes dos depoimentos de Pessoa.
A UTC deu R$ 7,5 milhões para a campanha de Dilma em 2014. Pessoa diz que fez a doação porque Edinho, então tesoureiro da campanha, sugeriu que ele poderia ter problemas na Petrobras se não colaborasse, o que Edinho nega. O empreiteiro disse ter dado R$ 250 mil de caixa dois para a campanha de Mercadante ao governo paulista em 2010. O ministro diz ter recebido R$ 500 mil em duas doações de empresas de Pessoa, ambas legais e registradas.
 
Lula pretende cobrar dos deputados e dos senadores do PT uma defesa mais enérgica do partido contra o que o governo chama de "vazamentos seletivos" na Lava Jato --na visão dos petistas, para prejudicar só o partido. Inf./ Folha/ Sheet information.
 
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50

Marta Suplicy Revolucionou o Transporte Público em São Paulo


TRANSPORTES
São Paulo viveu em quatro anos uma verdadeira revolução no Transporte Público, com o combate à clandestinidade, renovação de frota de ônibus, implantação do Sistema Interligado: reestruturação de linhas, novos terminais, Bilhete Único e os Passa Rápido - corredores exclusivos para circulação de coletivos do lado esquerdo, construídos de modo a requalificar o espaço urbano e diminuir o tempo das viagens.

Renovação da Frota
1997 a 2000: 1.378 veículos
2001 a 2004: 9.061 veículos (até 15/12/2004)
Frota em 2001: 10.543 ônibus
Frota em 2004: 15 mil  ônibus
Idade média da frota:
Sistema Estrutural: passou de 10 anos para 5,4 anos
Sistema Local: passou a ser de 2 anos e 11 meses
Combate à clandestinidade
2001: cancelada licitação de perueiros da gestão anterior
2003: Substituição total de vans por mini e microônibus
2004: 6.400 veículos em operação no sistema local (incluindo reserva técnica)

Bilhete Único
Usuário passou a utilizar quantos ônibus precisasse no período de 2 horas, pagando uma só passagem.
6,4 milhões de cartões eletrônicos distribuídos (até 17/12/2004)
Economia média á época de R$ 80 mensais (para quem usava 4 conduções diárias)
Tarifa mais econômica do País, pelo benefício da integração temporal
Integração em qualquer ponto de ônibus da cidade

Respeito ao cidadão
Bilhete Único Idoso - 546 mil cartões entregues
Acessibilidade  -  Foram entregues 9 novos terminais totalmente adaptados a pessoas portadoras de necessidades especiais, com pisos podotáteis, telefones para deficiente auditivo: Amaral Gurgel, Grajaú, Pirituba, Lapa, Guarapiranga, Jd. Britânia, Jd. Ângela, Parelheiros e Varginha. Os outros 14 terminais da cidade passaram por reformas e têm adaptações para pessoas com necessidades especiais

Ônibus adaptados
São Paulo passou a contar com 575 ônibus adaptados a portadores de necessidades especiais. Eram 280 veículos para plataforma alta em terminais - lado esquerdo do ônibus - e  outros 261 equipados com elevadores.
Foram comprados 34 veículos para receber passageiros em cadeiras de rodas nas calçadas (novo sistema).
Nos Passa-Rápido, com porta à esquerda, os passageiros com mobilidade reduzida tiveram mais facilidade para circular em 3.040 coletivos, visto ser menor a distância entre plataformas de embarque e degraus dos veículos
Atende - 5 mil pessoas com alto grau de dificuldade de locomoção beneficiadas por mês eram atendidas em serviço de transporte gratuito, em 268 veículos

Treinamento de prestadores de serviços
O sistema contava com 5,5 mil operadores de lotação e cerca de 38 mil motoristas. Todos participaram de curso de requalificação profissional, preparando-os para o atendimento do público em geral, de pessoas com mobilidade reduzida e portadores de necessidades especiais

10 terminais foram implantados entre 2001 e 2004.

Amaral Gurgel    2003
Jardim Ângela    2003
Lapa                    2003
Parelheiros         2003
Pirituba                2003
Grajaú                  2004
Guarapiranga      2004
Jardim Britânia    2004
São Miguel           2004
Varginha               2004
Três terminais tiveram obras iniciadas em 2004, para serem inaugurados em 2005: Cohab Teotônio,  Sacomã e Paulistão Centro.
Corredores de ônibus
Passa-rápido (faixa à esquerda)

O sistema interligado previa 27 eixos viários com faixa exclusiva à esquerda totalizando cerca de 325 km em vias selecionadas. Ao final de 2004, o sistema contava com 104 km de faixas reservadas para o transporte coletivo. Comparando, ao longo de 20 anos, foram implantados apenas 39 km. Foram, ainda, realizadas obras de reforma em 34 km destes 39 km que existiam.

Dos 27 eixos da cidade:
4 já existiam em 2001: Paes de Barros, Cachoeirinha, Itapecerica/João Dias e Santo Amaro/Nove de Julho – estes 3 últimos foram reformados entre 2001 e 2004.
05 foram implantados entre 2001 e 2004: Guarapiranga, Ibirapuera, Pirituba/Lapa/Centro, Rebouças e Rio Bonito. C/ Senado Popular

O exterminador de cobradores Haddad (PT) tenta exterminar agora no STF


O Prefeito Haddad (PT-SP) insiste em eliminar os cobradores de ônibus do sistema de transporte de São Paulo. Após perder o recurso contra a Liminar da Justiça que determinou a permanência dos cobradores nos ônibus, o Prefeito e seu escudeiro, novamente agora apela ao Supremo Tribunal Federal para o fim dos cobradores. Lamentável as posturas do Secretario Jilmar Tatto (PT-SP) e do Prefeito Fernando Haddad, não se importam com a demissão de aproximadamente 24 mil trabalhadores. Todos que estão calados é porque concorda com a extinção dos cobradores e economizariam mais de R$ 1 bilhão por ano, tudo melhoraria: o sistema mais eficiente, tarifas baixariam de valor, sem os cobradores seriam liberados recursos a outros investimentos que trariam benefícios ao munícipes. Mentira só deixaria as contas bancaria de um bando de aproveitadores mais recheadas, enquanto as famílias de muitos cobradores passaram por diversos problemas!!!
“A Prefeitura de São Paulo enfatiza o mesmo discurso com dados que mostram pouco trabalho à categoria diante da tecnologia disponível. Com o sistema de bilhete único, no qual os usuários inserem crédito em um cartão, 90% das passagens são pagas de modo a dispensar a exigência de um cobrador nos ônibus.”
“Em 2014, a quantia paga diretamente nas catracas foi de R$ 0,6 bilhão, o equivalente a 15% do total arrecadado com os bilhetes. Esse valor representa mais da metade (60%) do gasto com a folha de pagamento dos cobradores. Com a liminar em vigor, a Prefeitura esforça-se com empenho para convencer os desembargadores de que a lei é válida. Em um dos recursos para revogar a decisão, em maio, o tribunal manteve a suspensão da lei e ainda dará uma posição final sobre se é mesmo o caso de inconstitucionalidade.” as 23h38min
 
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50

Os (2500) novos ônibus capacidade para 171 passageiros


Os novos ônibus passaram por uma evolução tecnológica no desenho. Eles têm vidros inteiriços, portas de acionamento elétrico e um sistema de “ajoelhamento” para facilitar o embarque dos usuários com mobilidade reduzida. Assim como os superarticulados já incorporados à frota, os veículos têm 23 metros de comprimento e capacidade para transportar 171 passageiros.

“Os ônibus vão trafegar nos corredores e faixas exclusivas, serão aproximadamente 100 por mês entrando em operação a partir de julho, agosto deste ano até atingirmos a meta de (2500) dois mil e quinhentos, veículos dentro de dois anos”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Para apresentar as novidades aos usuários, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) expôs dois deles nesta terça-feira, dia 16, em frente às sedes da Prefeitura, no Viaduto do Chá, e da SMT, ao lado do Theatro Municipal. O prefeito Fernando Haddad também foi conhecer o novo veículo.

Os novos ônibus já foram adquiridos por algumas empresas, como Campo Belo, Sambaíba, Ambiental, Via Sul e Cidade Dutra, entre outras, e entram em operação, gradativamente, nos próximos meses na cidade.
Tecnologia Wi-Fi 4G, tomadas de 110V, acessibilidade, câmeras de monitoramento e acionamento elétrico com motor independente em cada porta do veículo, além de ar-condicionado e um sistema especial para o embarque de passageiros com mobilidade reduzida. Esses são alguns dos equipamentos incluídos no novo modelo de ônibus superarticulado que passará a circular em vias exclusivas a partir do segundo semestre deste ano. Com/ Carlos.
 


Uma eleição histórica um FIM da corrupção, fraudes e nepotismo.


Uma eleição histórica

 A eleição do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro vai entrar para a história do movimento Sindical braileiro. O pleito acontece pela primeira vez no sindicato após a intervenção judicial que retirou a família Mata Roma da direção da entidade após quase 50 de muita corrupção, fraudes e nepotismo. Luizant Mata Roma assumiu sindicato como interventor nomeado pela ditadura militar em 1966 e ficou na direção da entidade até sua morte em 2006, quando Otto Mata Roma e a UGT passaram a controlar a entidade, transformando-a em uma verdadeira capitania hereditária sindical.

 Ano passado, a Justiça do Trabalho nomeou um interventor para apurar as denuncias de corrupção que pairavam sobre a entidade e a auditoria feita nas contas da entidade revelou que Otton Mata Roma contratava seus parentes com salários que chegavam até R$ 23 mil (enquanto o salário da categoria não chega a R$ 1mil). Outros diretores do sindicato ganhavam até R$ 60 mil com direito a cartão coorporativo com crédito ilimitado. As fraudes chegam a somar mais de R$ 100 milhões apenas nos últimos 5 anos.

 A eleição da Chapa 1 – A Hora da Mudança significa o fim da dinastia Mata Roma à frente da entidade e um novo tempo para a categoria. A hora da mudança chegou para os comerciários do Rio de Janeiro! Com mais da metade das urnas já apuradas, a Chapa 1 – A Hora da Mudança, apoiada peal Central dos Trabalhadores e já está matematicamente eleita para a direção do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro. Até o momento, a Chapa já totaliza 1.503 votos contra 34 votos da Chapa 2 e 86 votos da Chapa 3.
O presidente eleito do Sindicato, o comerciário Márcio Ayer, trabalhador da Material de Construção Sangue Bom, declarou que a vitória da Chapa 1 representa a vontade dos trabalhadores em retomar para si o sindicato:  Fonte: CTB-RJ

("Guerra dos Titãs")

 
Na mitologia grega Titãs – masculino – e Titânides – feminino - (em grego Τιτάν, plural Τιτᾶνες) estão entre as entidades místicas que enfrentaram Zeus e os deuses olímpicos na sua ascensão ao poder. Outros oponentes foram os Gigantes, Tifão e Oríon.
Dos vários poemas gregos da idade clássica sobre a guerra entre os deuses e os Titãs, apenas um sobreviveu. Trata-se da Teogonia atribuída a Hesíodo. Também o ensaio Sobre a música atribuído a Plutarco, menciona de passagem um poema épico perdido intitulado Titanomaquia ("Guerra dos Titãs") e atribuído ao bardo trácio cego Tâmiris, por sua vez um personagem lendário. Além disso, os Titãs desempenharam um papel importante nos poemas atribuídos a Orfeu. Ainda que apenas se conservem fragmentos dos relatos órficos, estes revelam diferenças interessantes em relação à tradição hesiódica.
Os Titãs não formam um conjunto homogêneo. Trata-se, em geral, de divindades muito antigas que, por uma razão ou outra, continuaram a ter certa vigência dentro da mitologia grega clássica e, ao constituir-se o esquema genealógico dos deuses, foram incluídas entre os descendentes de Urano.
Os mitos gregos da Titanomaquia caem na classe dos mitos semelhantes na Europa e Médio Oriente, em que uma geração ou grupo de deuses confronta os dominantes. Por vezes os deuses maiores são derrotados. Outras os rebeldes perdem, e são afastados totalmente do poder ou ainda incorporados no panteão. Outros exemplos seriam as guerras dos Aesir com os Vanir e os Jotunos na mitologia escandinava, o épico Enuma Elish babilônico, a narração hitita do "Reino do Céu" e o obscuro conflito geracional dos fragmentos ugaritas.
 

CÂMARA NO SEU BAIRRO


A Câmara dos Vereadores vai realizar um encontro com você, morador  na região da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo. É a sua oportunidade para apresentar as necessidades e reivindicações para, juntos, construirmos uma cidade melhor.
 
Anote  na sua agenda e compareça. Avise seus vizinhos e amigos.
 
Você é nosso convidado . Dia 20 de Junho - Sábado, às 09h30min.
NO CEU QUINTA DO SOL ( Avenida Luís Imparato, 564) Zona Leste.
 
Câmara Municipal de São Paulo.

Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50

Rombo de R$ 100 milhões no Sindicato dos Comerciários


Rombo de R$ 100 milhões
 
Durante quase cinco décadas, o sindicato foi encabeçado pela mesma família, a Mata Roma, que deixou a diretoria depois de diversas denúncias, como mostrou uma reportagem especial do Fantástico no domingo (14).
A família Mata Roma está à frente do Sindicato dos Comerciários há quase 50 anos. Luisant Mata Roma foi o presidente durante 40 anos. Quando morreu em 2006, o filho dele - Otton da Costa Mata Roma - assumiu o cargo.
 
Na lista de funcionários: 15 pessoas da família Mata Roma com salários que variavam entre R$ 10 mil e R$ 23 mil. “A maioria dos parentes não trabalhava. Eles eram lotados todos nesse gabinete aqui. mas você não os via no sindicato”, afirmou o interventor José Carlos Nunes, Diretores tinham salários de R$ 50 mil a R$ 60 mil.
Uma auditoria contratada pela Justiça investigou a contabilidade entre os anos de 2009 e 2014 e descobriu um rombo de R$ 100 milhões. O valor reúne as diferenças encontradas nas contas do sindicato, despesas suspeitas com advogados, dívidas em impostos, juros e multas e outros gastos.

Grupo invade sindicato dos comerciários do Rio Janeiro


Durante eleição, grupo invade sindicato dos comerciários do Rio.
A Polícia Civil do Rio prendeu 202 pessoas após a invasão, na madrugada desta quarta-feira (17), do Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro. O grupo arrombou portas e destruiu escritórios em oito andares da sede do sindicato, na capital fluminense. Os prejuízos com a destruição podem chegar a R$ 3 milhões.
 
Os invasores foram autuados por dano, roubo, desacato, desobediência, resistência e associação criminosa. Segundo a polícia, os detidos vieram de São Paulo em dois ônibus e confessaram terem sido contratados para fazer confusão na eleição para a presidência do sindicato. Com eles foram apreendidos rojões, cassetetes, um soco-inglês e material de campanha da Chapa 3.
"Em depoimento, eles alegam que foram contratados para realizar as depredações e roubos. Vamos investigar quem está por trás da invasão, que tinha como objetivo impedir as eleições da nova diretoria", afirmou o delegado Marcus Oliveira. Apesar da invasão, a eleição no sindicato ocorreu mesmo assim nesta quarta. O resultado do pleito deve ser anunciado nesta quinta (18). Folha

PRESSÃO POLÍTICA PARA ACABAR COM A FUNÇÃO DE COBRADOR



Abou Anni acompanha cordialmente
 Marcos Antônio e Carlão.
O vereador Abou Anni elaborou projeto de Lei preservando a função de cobrador, obrigando que ele seja mantido nos ônibus. Maldosamente o vereador Arselino Tatto, irmão do Secretário dos Transportes efetuou manobras durante a sessão para que a votação fosse adiada.
 
Na verdade é uma guerra política para prejudicar os cobradores.
Há várias ações na Câmara Municipal para que sejam colocados em votação e eventualmente aprovados somente projetos defendidos pelo partido de situação e seus aliados; há vários tipos de pressão política, nem sempre éticas para muitas vezes prejudicar o interesse em discussão, como no caso da defesa dos cobradores.
Com muita luta na CCJ composta por nove parlamentares, foi de grande valia o apoio de sete vereadores que foram favoráveis ao projeto de lei que seguiu para votação no plenário com os cinquenta e cinco Vereadores, mas não foi em frente porque o vereador Arselino Tatto usou de manobra vergonhosa retirando mais uma vez o projeto da pauta prejudicando os COBRADORES, e garantindo ao seu irmão na licitação dos transportes a eliminação gradual dos postos de trabalho de 24000 pais de família, vinte e quatro mil.
 
O Nobre Vereador Abou Anni saiu mais uma vez na defesa dos condutores, paralisando todos os projetos dos edis, ate que libere para apreciação acordado para votação no congresso dos vereadores onde deverão ser votados. E há vários dias, está tudo travado, na Câmara de Vereadores de São Paulo.
 
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50

Criminosos incendeiam ônibus na Zona Leste de SP

Criminosos atearam fogo em dois ônibus municipais, na Zona Leste de São Paulo, na noite do último domingo (14). O primeiro ataque ocorreu na Avenida Kemel Addas, no Itaim Paulista.
De acordo com a SPTrans, os suspeitos entraram no veículo, pediram para todos descerem e colocaram fogo. Ninguém ficou ferido. O outro caso ocorreu de forma semelhante, em um local próximo ao primeiro, no Jardim das Oliveiras.
Também não houve feridos. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. Diário de SP.

ENCONTRO COM A SENADORA MARTA SUPLICY


Trabalhando há muitos anos como condutor e na atividade sindical defendendo sempre melhores condições de trabalho fui convidado pela senadora Marta Suplicy para um dialogo na tarde de segunda-feira com desfecho da reunião muito interessante com objetivos de trabalho focando no transporte público.

Marta Suplicy tem preocupações com a situação dos trabalhadores em especial os condutores do transporte coletivo de São Paulo e demonstrou interesse sobre as consequências da licitação para motoristas e cobradores. Como senadora trabalha sempre pelos interesses dos trabalhadores do Brasil em especial os condutores de São Paulo, agora fora do PT a senadora Marta Suplicy pode ver quantos admiradores e aliados voluntários amealhou em sua trajetória política; muitas pessoas dedicam uma boa parte do tempo na política propagando os projetos e leis aprovados, pela Deputada Federal, Ministra do Turismo, 40º Prefeita de São Paulo, Ministra da Cultura do Brasil e atualmente  Senadora por São Paulo. Foi a primeira mulher vice-presidente do Senado Federal.
Marta Teresa Smith de Vasconcellos Suplicy é psicóloga, apresentadora de televisão, sexóloga e política brasileira, ex-filiada ao Partido dos Trabalhadores, atualmente sem partido trabalha sempre para melhoria de condições de trabalho e bem estar de paulistas e brasileiros.
Marcos Antônio Coutinho (Jornalista On-line) MATRI/593 /SP // Correspondente do rádio jornal de Itabuna. Contato: Fone: (11) 9.6241- 0321 E-mail: macg.psb@bol.com.br http://www.marcosantonio50.blogspot.com)  twitter @marcosantonio50