TRANSPORTES
São Paulo viveu em
quatro anos uma verdadeira revolução no Transporte Público, com o combate à clandestinidade,
renovação de frota de ônibus, implantação do Sistema Interligado:
reestruturação de linhas, novos terminais, Bilhete Único e os Passa Rápido -
corredores exclusivos para circulação de coletivos do lado esquerdo,
construídos de modo a requalificar o espaço urbano e diminuir o tempo das
viagens.
Renovação da Frota
1997 a 2000: 1.378
veículos
2001 a 2004: 9.061
veículos (até 15/12/2004)
Frota em 2001: 10.543
ônibus
Frota em 2004: 15
mil ônibus
Idade média da frota:
Sistema Estrutural:
passou de 10 anos para 5,4 anos
Sistema Local: passou
a ser de 2 anos e 11 meses
Combate à
clandestinidade
2001: cancelada
licitação de perueiros da gestão anterior
2003: Substituição
total de vans por mini e microônibus
2004: 6.400 veículos
em operação no sistema local (incluindo reserva técnica)
Bilhete Único
Usuário passou a
utilizar quantos ônibus precisasse no período de 2 horas, pagando uma só
passagem.
6,4 milhões de
cartões eletrônicos distribuídos (até 17/12/2004)
Economia média á
época de R$ 80 mensais (para quem usava 4 conduções diárias)
Tarifa mais econômica
do País, pelo benefício da integração temporal
Integração em
qualquer ponto de ônibus da cidade
Respeito ao cidadão
Bilhete Único Idoso -
546 mil cartões entregues
Acessibilidade -
Foram entregues 9 novos terminais totalmente adaptados a pessoas
portadoras de necessidades especiais, com pisos podotáteis, telefones para
deficiente auditivo: Amaral Gurgel, Grajaú, Pirituba, Lapa, Guarapiranga, Jd.
Britânia, Jd. Ângela, Parelheiros e Varginha. Os outros 14 terminais da cidade
passaram por reformas e têm adaptações para pessoas com necessidades especiais
Ônibus adaptados
São Paulo passou a
contar com 575 ônibus adaptados a portadores de necessidades especiais. Eram
280 veículos para plataforma alta em terminais - lado esquerdo do ônibus -
e outros 261 equipados com elevadores.
Foram comprados 34
veículos para receber passageiros em cadeiras de rodas nas calçadas (novo
sistema).
Nos Passa-Rápido, com
porta à esquerda, os passageiros com mobilidade reduzida tiveram mais
facilidade para circular em 3.040 coletivos, visto ser menor a distância entre
plataformas de embarque e degraus dos veículos
Atende - 5 mil
pessoas com alto grau de dificuldade de locomoção beneficiadas por mês eram
atendidas em serviço de transporte gratuito, em 268 veículos
Treinamento de
prestadores de serviços
O sistema contava com
5,5 mil operadores de lotação e cerca de 38 mil motoristas. Todos participaram
de curso de requalificação profissional, preparando-os para o atendimento do
público em geral, de pessoas com mobilidade reduzida e portadores de
necessidades especiais
10 terminais foram
implantados entre 2001 e 2004.
Amaral Gurgel 2003
Jardim Ângela 2003
Lapa 2003
Parelheiros 2003
Pirituba 2003
Grajaú 2004
Guarapiranga 2004
Jardim Britânia 2004
São Miguel 2004
Varginha 2004
Três terminais
tiveram obras iniciadas em 2004, para serem inaugurados em 2005: Cohab
Teotônio, Sacomã e Paulistão Centro.
Corredores de ônibus
Passa-rápido (faixa à
esquerda)
O sistema interligado
previa 27 eixos viários com faixa exclusiva à esquerda totalizando cerca de 325
km em vias selecionadas. Ao final de 2004, o sistema contava com 104 km de
faixas reservadas para o transporte coletivo. Comparando, ao longo de 20 anos,
foram implantados apenas 39 km. Foram, ainda, realizadas obras de reforma em 34
km destes 39 km que existiam.
Dos 27 eixos da
cidade:
4 já existiam em
2001: Paes de Barros, Cachoeirinha, Itapecerica/João Dias e Santo Amaro/Nove de
Julho – estes 3 últimos foram reformados entre 2001 e 2004.
05 foram implantados entre 2001 e 2004: Guarapiranga,
Ibirapuera, Pirituba/Lapa/Centro, Rebouças e Rio Bonito. C/ Senado Popular